Governo do Pará lança Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena

Projeção conceitual das estruturas da ZPE Barcarena, que será implantada com infraestrutura alfandegada, áreas industriais e logística integrada para exportação. Foto: Agência Pará.
O Governo do Pará realiza, nesta quarta-feira (10/12), o evento de lançamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, iniciativa estratégica que consolida uma nova etapa da política pública estadual voltada à atração de investimentos, ao fortalecimento da indústria e à ampliação da participação do Pará no comércio exterior.
A cerimônia de lançamento ocorrerá às 9h, seguida de painéis, no Auditório Albano Franco, na FIEPA, em Belém.
Com papel central na visão de futuro do Estado, a ZPE de Barcarena posiciona o Pará de forma competitiva no cenário nacional e internacional, criando condições diferenciadas para empresas voltadas à exportação, ampliando a agregação de valor e impulsionando cadeias produtivas estratégicas. Localizada em área superior a 3,5 milhões de metros quadrados no Distrito Industrial de Barcarena, incluindo área de expansão, a ZPE ocupará 2,2 milhões de metros quadrados destinados a operações industriais e logísticas.
Programação
09h às 10h – Cerimônia de Abertura
10h às 10h45 – Palestra CZPE: "A Importância das ZPE como Política Pública de Indução das Exportações Brasileiras" - Fábio Pucci, secretário-Executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
10h45 às 11h – Intervalo
11h às 11h45 – Palestra Codec: "A ZPE de Barcarena e sua importância para o desenvolvimento econômico do Estado do Pará" - Antônio de Pádua Rodrigues Filho, diretor de Estratégia e Relações Institucionais da CODEC.
12h00 às 12h45 – Palestra Bravo Metals: Projeto-âncora: "Produção de Metais do Grupo da Platina e Níquel" - Luís Azevedo, Chairman e CEO da Bravo Mining Corp.
13h – Encerramento










