OAB-PA lança projeto itinerante para aproximar a instituição da advocacia do interior
A proposta é que o OAB + PERTO se torne permanente e percorra todas as Subseções ao longo da gestão

Foto: OAB Pará
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) lançou, nesta semana, o OAB + PERTO, um projeto itinerante que tem como objetivo aprofundar a presença institucional, ampliar o diálogo e fortalecer a atuação da advocacia nas Subseções do interior do Estado. Cada visita é precedida por um trabalho estruturado de escuta, diagnóstico e planejamento integrado, garantindo ações alinhadas às necessidades reais de cada região.
O projeto começou a ser implementado nas Subseções de Capanema (também com uma visita a Salinópolis), Bragança e Santa Izabel do Pará, que receberam o piloto nos dias 24 e 25 de novembro. A proposta é que o OAB + PERTO se torne permanente e percorra todas as demais Subseções ao longo da gestão. Na próxima semana, nos dias 1º e 2, é a vez dos municípios de Oriximiná, Óbidos e Monte Alegre.
O presidente da OAB-PA, Sávio Barreto, ressaltou o ritmo da agenda nos dois dias de programação e o compromisso da instituição em estar próxima da classe, e ainda destacou o propósito do projeto: “Ouvimos a advocacia, compreendemos suas necessidades e construímos soluções de forma coletiva. Esse é o propósito do OAB + PERTO: escutar primeiro, agir com responsabilidade e caminhar ao lado da classe. A advocacia do interior precisa, e merece, ser ouvida, respeitada e representada”.
Três etapas de atuação
O OAB + PERTO foi desenhado em três etapas complementares, que vão desde a preparação prévia até a consolidação de compromissos institucionais. Antes da chegada da Diretoria, a OAB -PA realiza a etapa de diagnóstico e planejamento, com uma ampla coleta de informações por meio de formulários digitais, escuta estimulada e ações segmentadas nas redes sociais.
O objetivo é mapear previamente os desafios, demandas e expectativas da advocacia local, permitindo que a visita seja estratégica, objetiva e sensível à realidade de cada Subseção. Já na segunda fase ocorre a visita institucional e programação ampliada, para reforçar a presença física da OAB e promover interação direta, diálogo qualificado e fortalecimento da representação institucional.
A Diretoria participa de uma intensa agenda de atividades, que inclui: rodas de conversa com a advocacia; cursos e capacitações promovidos pela Escola Superior da Advocacia do Pará (ESAPA); atualizações institucionais e reuniões abertas entre Diretoria Seccional e local; e ações de integração, com participação da jovem advocacia.
A etapa final é a de consolidação e ativação da base. Após a visita, todos os dados coletados são organizados em um mapa temático das demandas locais, que passa a subsidiar decisões da Diretoria. A base mobilizada durante o projeto continuará recebendo informações e atualizações,garantindo continuidade e acompanhamento.
Aproximação
O secretário-geral adjunto da Ordem, Alexandre Scherer, destacou que o projeto foi criado a partir da necessidade de unir, fortalecer e aproximar ainda mais a instituição da advocacia paraense. Segundo ele, isso foi pensado para criar um diálogo direto e transparente com a advocacia de cada região. “Com a OAB + PERTO, a Diretoria Seccional vai até as Subseções para ter uma conversa direta, aberta e transparente - um verdadeiro diálogo com a advocacia de cada região. A ideia é simples: estar onde a advocacia está, ouvindo, entendendo e construindo soluções junto com cada Subseção”, comentou.
Para o diretor-geral da ESA-PA, Thiego Ferreira, o projeto “ESA em Movimento” se fortalece ainda mais com a parceria do OAB + PERTO. “Estivemos no interior levando qualificação profissional aos colegas, com foco em inteligência artificial. Com o ‘ESA em Movimento’ e o OAB + PERTO, estamos mais próximos da advocacia em todo Pará, promovendo conhecimento e inovação para todos”, ressaltou.
Construção conjunta com a advocacia
A OAB Pará vê como grande diferencial do OAB + PERTO o fato de ser um projeto construído a partir da escuta. Todas as ações são pensadas somente após a análise das informações coletadas junto à advocacia, garantindo um modelo de participação ampla e transparente. Durante a visita, as demandas levantadas são apresentadas, discutidas e validadas em diálogo com a classe.
Com o OAB + PERTO, a OAB-PA reafirma seu compromisso de estar mais próxima, mais presente e mais conectada à advocacia, especialmente fora dos grandes centros.








