Primeiro Ministro de Portugal visita o Hospital Beneficente Portuguesa do Pará
O Hospital Beneficente Portuguesa do Pará recebeu nesta sexta-feira, 07 de novembro, a visita do Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, em uma agenda marcada pela valorização das relações históricas e culturais entre Brasil e Portugal. O encontro reforçou o compromisso de cooperação entre as instituições luso-brasileiras e destacou a importância da comunidade portuguesa na capital paraense.
Durante a visita, o chefe de governo foi recebido por representantes da diretoria do hospital, membros do Grêmio Literário e Recreativo Português e lideranças locais. Ele aproveitou para falar sobre o consulado português em Belém. “Em nome do governo, nós valorizamos tanto a nossa comunidade e o seu papel nesta região, nesta terra, que vamos inclusivamente passar a ter um consulado, portanto fazer aqui um upgrade, de representatividade do Estado português, para podermos estar mais próximos das pessoas e das instituições”, disse o Primeiro Ministro.
O presidente do Hospital Beneficente Portuguesa do Pará, Alírio Gonçalves, falou sobre a importância do hospital na capital paraense. “Durante a COP-30, temos também a honra de atuar como hospital de referência para delegações nacionais e internacionais, demonstrando a capacidade técnica e humana da instituição e a qualidade da medicina praticada no Pará”, afirmou o presidente.
Ainda durante o evento, Alírio Gonçalves agradeceu a presença do primeiro-ministro e reforçou o trabalho da instituição em prol da comunidade, especialmente nas áreas de saúde e assistência social. “É motivo de orgulho ver a Amazônia parar no foco das atenções do planeta. Belém é também uma das capitais brasileiras que mais acolheu imigrantes portugueses. De Portugal herdamos não apenas a língua e a fé, mas o espírito comunitário”, finalizou o presidente da Beneficente Portuguesa.
A visita encerrou-se com uma breve solenidade e troca de lembranças, simbolizando a continuidade dos laços de amizade e cooperação entre Brasil e Portugal.









