Casa SESI Indústria Criativa marca novo espaço cultural em Belém
Inaugurado nesta semana, o espaço resulta da parceria entre a FIEPA, por meio do SESI, com apoio do Conselho Nacional do SESI e da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Ocupando um dos casarões da Belle Époque, no centro de Belém do Pará, a Casa SESI Indústria Criativa abriu as portas na noite desta segunda, 03 de novembro, em evento estilo soft-opening voltado para a imprensa local e convidados.
O espaço, localizado na av. Comandante Brás de Aguiar, inaugura com quatro exposições abertas ao público, ocupando os dois andares do casarão histórico:
- A mostra imersiva "Im-PARÁ-veis", da artista visual paraense Roberta Carvalho;
- O projeto "Joias da Amazônia", com biojoias criadas por artesãs locais a partir de materiais da biodiversidade amazônica;
- A exposição "Casa SESI", que revela a história e o processo de restauro do casarão que hoje abriga o espaço
- A mostra de upcycling, com roupas e calçados apreendidos pela Receita Federal e transformados em novas peças pelo curso do SENAI Pará.
Para Alex Carvalho, presidente da FIEPA, a inauguração do espaço é um passo importante para a indústria paraense em conexão com o cenário cultural. “Esse espaço é um resgate não só do patrimônio histórico de Belém, mas é uma prova do quanto que nós estamos entendendo a conexão do passado com o futuro, e da arte com a indústria. Essas conexões nos levam a entender que são sinergias importantes para o desenvolvimento sustentável que a indústria traz, valorizando nossos saberes, nossa cultura e tudo aquilo que nos fez chegar até aqui”, afirma Alex.
Estrutura e Patrimônio
O casarão histórico, que passou por um minucioso processo de restauro, revela ao público nove camadas de tinta, além de vitrais originais da época, esculturas resgatadas durante as obras, pisos de madeira de lei, e outros elementos nostálgicos que revelam a história da cidade durante a Belle Époque.
Dário Lemos, superintendente do SESI no Pará, afirma que a ocupação da casa histórica é um legado para o patrimônio belenense. “Aqui, esse trabalho terá uma continuidade, o cuidado de prestar manutenções permanentes para manter esse patrimônio vivo e lindo. Nós queremos mostrar para Belém que aqui é um ponto de encontro e de resgate desse passado, que é nosso”, observa Dário.
A Casa SESI Indústria Criativa abrirá ao público a partir do dia 05 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, com visitas gratuitas mediante inscrição pelo site: https://www.fiepa.org.br/event-details/visitas-casa-sesi-industria-criativa.









