Beneficente Portuguesa Integra Rede Nacional de Serviços Inteligentes do Ministério da Saúde

A Beneficente Portuguesa do Pará foi selecionada para integrar a nova Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão do SUS. Esta iniciativa do Ministério da Saúde visa modernizar o atendimento público utilizando tecnologias avançadas, como inteligência artificial e big data, e confere à instituição paraense um papel de destaque na inovação médica do país.
Como parte desta rede, a Beneficente Portuguesa receberá uma das 14 UTIs inteligentes que funcionarão de forma interligada em hospitais estratégicos pelo Brasil. Esta unidade terá serviços assistenciais em plataforma digital, com monitoramento contínuo e integração de sistemas para auxiliar na previsão de agravos e apoiar decisões clínicas com maior rapidez.
A tecnologia empregada, que inclui o uso de sistemas inteligentes, tem o potencial de tornar o diagnóstico e a assistência especializada mais rápidos e precisos, podendo reduzir em até cinco vezes o tempo de espera por atendimento de emergência.
As UTIs inteligentes e interligadas também permitirão a troca de conhecimento entre especialistas de diferentes regiões e estarão conectadas a uma central de pesquisa e inovação, que será montado inicialmente no Hospital de Clinicas (HC) de São Paulo. A Rede Nacional faz parte do programa "Agora Tem Especialistas" e a expectativa é que os primeiros serviços entrem em operação em 2026. A participação na rede consolida a reputação de excelência da Beneficente Portuguesa no Pará.









